Classificação das Magias
Introdução:
Aqui, então, trazemos uma lista classificando as magias em tiers (nível de força / utilidade), tipos (e subtipos) e nível de raridade.
Esta lista ainda está em "Beta" e portanto podem haver alterações a qualquer momento, inclusive aumentando ou reduzindo o tier de uma magia, por exemplo, se for percebido que ela é mais ou menos "apelona" do que se esperava.
EXPLICAÇÕES:
TIERS:
Tier A - Magias de alto poder, geralmente raras e obtíveis apenas através de muito esforço em pesquisas ou aventuras.
Tier B - Magias muito poderosas e capazes de virar o jogo a favor do mago em diversas situações.
Tier C - Magias poderosas e bastante úteis.
Tier D - Magias comuns, geralmente muito usuais e vistas no dia-a-dia de Arton.
Tier E - Magias fracas e geralmente inúteis.
TIPOS:
>Magias Ofensivas: Magias que causam dano ou de alguma forma atacam o alvo diretamente com a intenção de matá-lo ou incapacitá-lo de forma séria e permanente.
>Magias de Suporte: Magias com efeitos que ajudam o mago e/ou seus aliados de diversas maneiras (incluindo cura, transporte, etc).
>Magias de Dominante: Magias com efeitos que atrapalham ou incapacitam temporariamente o alvo. Geralmente são úteis em batalha e podem facilmente ser confundidas com magias ofensivas.
>Magias de Conjuração: Magias com efeitos que materializam itens e efeitos diversos. Podem facilmente ser confundidas com qualquer outro tipo de magia, já que de certa forma toda magia "conjura" alguma coisa (magias ofensivas podem conjurar elementos para atacar, magias de suporte podem conjurar poderes divinos para curar, etc) mas em geral as magias que são consideradas de Conjuração são as que materializam ou chamam coisas e criaturas sustentáveis ou permanentes e feitas de energia e/ou matéria, o que geralmente causa mais de um tipo de efeito (um Aumento de Dano por exemplo, conjura uma energia que melhora ataques [suporte] e portanto causa dano [ofensivo]).
FONTES:
Esta lista não traz os detalhes sobre cada magia, mas aponta entre parênteses onde estes detalhes podem ser encontrados.
Magias que não trazem sua fonte são simplesmente magias que se encontram no Manual Básico do 3D&T ALPHA.
Magias que indicam a fonte como MA são encontradas no Manual da Magia Tormenta ALPHA.
Magias que indicam a fonte como MA são encontradas no Manual da Magia Tormenta ALPHA.
Magias que indicam a fonte como TA são encontradas no livro Tormenta ALPHA.
Magias que indicam a fonte como MM são encontradas no Manual da Magia, 2ª edição.
Magias que indicam a fonte como MDS são encontradas no Manual do Defensor.
Algumas magias se encontram repetidas em mais de uma fonte mas podem possuir diferenças entre si, sendo consideradas versões diferentes de uma mesma magia (outras repetidas eu posso simplesmente julgar inferiores em balanceamento ou com diferenças irrelevantes e ignorar uma de suas versões, não adicionando-as à lista, ou adicionando apenas uma vez e citando as duas fontes. Neste último caso, a primeira fonte citada é a mais recomendada).
RARIDADE:
>Básicas: São magias que todo conjurador é capaz de lançar. Também conhecidas como magias iniciais.
>Comuns: Magias vistas no dia-a-dia de Arton ou simplesmente muito fáceis de se encontrar e aprender.
>Semi-comuns: Magias que podem ser encontradas e aprendidas com um pouco de esforço e estudo.
>Incomuns: Magias que não chegam a ser exatamente difíceis de ser encontradas mas também não se vê todo dia. Magias que são mais comuns em certas regiões do que em outras, por exemplo, são consideradas incomuns.
>Semi-raras: Magias difíceis de se encontrar e aprender.
>Raras: Magias muito difíceis de se encontrar e aprender, geralmente demandando muito tempo e esforço do mago, comumente sendo necessária a realização de uma longa quest ou encontrar algum tipo específico de Sábio.
>Muito Raras: Magias extremamente difíceis de se encontrar e aprender, que requerem dedicação total e obstinada do mago. Muitos magos demoram uma vida inteira devotados a aprender uma dessas magias.
>Ultra Raras: Magias absurdamente difíceis de se encontrar e aprender, e que a maioria dos magos morre antes de conhecer. Geralmente são como se fossem o dom único de uma ou de poucas pessoas.
>Específicas: Magias que podem ser encontradas em um único ponto do mundo ou com uma (ou duas) única(s) pessoa(s) ou criatura(s), geralmente Talude, o Mestre Máximo da Magia. Magias com raridade específica recebem uma classificação diferente de todas as outras (Por exemplo, uma magia pode ser classificada com a raridade "Talude"). Essas raridades específicas são pensadas no mundo físico de Arton, uma vez que os deuses provavelmente conhecem todas as magias (principalmente Wynna, a deusa da magia).
SUBTIPOS:
Subtipos são apenas agrupamentos de magias que possuem mais ou menos a mesma função. Servem para ajudar personagens a guiarem-se quando decidem se especializar em uma única capacidade mágica (como Necromancia, por exemplo). Muitas magias não possuem subtipos, sendo simplesmente únicas.
Os subtipos usados até hoje neste post são: Taumaturgia; Teleportação; Necromancia; Controle; Transfiguração; Barreiras mágicas (conhecidas na Academia Arcana como Círculos de proteção, embora nem sempre sejam círculos); Gelo (um tipo raro de magia elemental); Cura; Transporte; Vidência; Invocação; Anti-Tormenta; Ilusionismo; Anti-visão; Comunicação; (magias de) Bardo; Intimidação; Conveniência; Druidismo.
Outros podem ser adicionados conforme necessário e os atuais podem ser revistos.
Os subtipos usados até hoje neste post são: Taumaturgia; Teleportação; Necromancia; Controle; Transfiguração; Barreiras mágicas (conhecidas na Academia Arcana como Círculos de proteção, embora nem sempre sejam círculos); Gelo (um tipo raro de magia elemental); Cura; Transporte; Vidência; Invocação; Anti-Tormenta; Ilusionismo; Anti-visão; Comunicação; (magias de) Bardo; Intimidação; Conveniência; Druidismo.
Outros podem ser adicionados conforme necessário e os atuais podem ser revistos.
COUNTER:
Algumas magias, quando lançadas contra uma outra magia específica, causam o cancelamento automático de ambas.
Classificação:
TIER S
Magias Ofensivas
Destruição do Espírito [Muito Rara].
Morte Estelar [Talude].
Raio Desintegrador [Muito Rara].
Tempestade Explosiva [Muito Rara].
Magias de Suporte
Desejo [Ultra Rara] Taumaturgia.
Megalon Supremo (MDS) [Ultra Rara]. Counter: Mikron Supremo
Transformação em Lich (MM) [Muito Rara]. Necromancia.
Magias de Dominante
Buraco Negro [Muito Rara] Teleportação.
Dominação Total [Rara] Controle.
Mikron Supremo (MDS) [Ultra Rara]. Counter: Megalon Supremo
A Nulificação Total de Talude [Wynna¹]
Transformações de 40pms [Ultra Raras] Transfiguração.*
Transformações de 30pms [Muito Raras] Transfiguração.*
Transformações de 40pms [Ultra Raras] Transfiguração.*
Transformações de 30pms [Muito Raras] Transfiguração.*
Magias de Conjuração
Globo Elemental (MM) [Muito Rara] Barreiras mágicas.
A Muralha Prismática (MM) [Ultra Rara] Barreiras mágicas.
TIER A
Magias Ofensivas
Arpão [Rara].
Brilho Explosivo [Rara].
Fissura (MM) [Rara].
Fúria de Beluhga [Rara]. Gelo.
Mata-Dragão [Rara].
Rajada de Força (MA) [Rara].
Rajada de Força (MA) [Rara].
Terremoto [Rara].
Asfixia [Rara].
Asfixia [Rara].
Magias de Suporte
Círculo de Cura (MM) [Rara] Cura.
Círculo de Morte (MM) [Rara] Necromancia.
Corpo Elemental³ [Muito Rara].
Corpo de Luz (MA) [Muito Rara].
Corpo de Trevas (MA) [Muito Rara].
Corpo de Luz (MA) [Muito Rara].
Corpo de Trevas (MA) [Muito Rara].
Cura de Maldição [Muito Rara]. Cura.
Cura Total [Rara]. Cura.
Forma Gasosa (MM) [Rara].
Megalon Superior (MDS) [Muito Rara]. Counter: Mikron Superior.
Ressurreição [Rara]. Cura.
Semiplano de Vectorius (MA) [Muito Rara] Conveniência.
Semiplano de Vectorius (MA) [Muito Rara] Conveniência.
A Teleportação Aprimorada de Vectorius [Vectorius e Guilda de Teleportadores] Teleportação.
Teleportação Planar [Muito Rara] Teleportação.
Viagem no Tempo (MA) [Muito Rara].
Teleportação Planar [Muito Rara] Teleportação.
Viagem no Tempo (MA) [Muito Rara].
Voo² [Rara]. Transporte.
Magias de Dominante
Bloqueio da Alma (MA) [Semi-Rara].
Campo Antimagia (MA) [Muito Rara] Barreiras mágicas.
Castigo dos Espúrios (MA, TA) [Racial]. Transfiguração.
Campo Antimagia (MA) [Muito Rara] Barreiras mágicas.
Castigo dos Espúrios (MA, TA) [Racial]. Transfiguração.
Coma [Rara].
Lágrimas de Wynna [Gwen Haggenfar e Talude].
Mikron Superior (MDS) [Muito Rara]. Counter: Megalon Superior.
Observar (MM) [Muito Rara]. Vidência.
Petrificação [Rara]. Counter: Animar Objetos.
Profanar (MA, MM) [Muito Rara]. Necromancia.
Rejuvenescer (MA) [Rara]. Counter: Envelhecer
A Retribuição de Wynna [Rara].
Tabu (MA) [Rara].
Transformações de 25pms [Raras] Transfiguração.*
Transformações de 20 pms [Semi-Raras] Transfiguração.*
A Retribuição de Wynna [Rara].
Tabu (MA) [Rara].
Transformações de 25pms [Raras] Transfiguração.*
Transformações de 20 pms [Semi-Raras] Transfiguração.*
Vazio [Ultra Rara].
Vulnerabilidades: Magia/F/PdF (MA) [Muito Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Vulnerabilidades: Magia/F/PdF (MA) [Muito Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Magias de Conjuração
Barreira de Vento [Semi-Comum]. Barreiras mágicas.
Criação de Dragão-Esqueleto [Rara]. Invocação.
Criação de Dragão-Zumbi [Rara]. Invocação.
Invocações do Dragão [Raras]. Invocação.*
Invocação da Fênix (MM) [Ultra Rara] Invocação.
Invocações dos Elementais Supremos [Muito Rara]. Invocação.*
Invocar Animais Superior (MA) [Rara] Invocação.
Labirinto (MA) [Ultra Rara].
Invocar Animais Superior (MA) [Rara] Invocação.
Labirinto (MA) [Ultra Rara].
Muralha de Energia [Rara]. Barreiras mágicas.
Nobre Montaria [Rara]. Invocação.
Nobre Montaria [Rara]. Invocação.
TIER B
Magias Ofensivas
Armadura Elétrica [Incomum].
Ataque Vibratório [Incomum].
Baforada (MA) [Semi-Raras].*
Bola de Vento [Incomum].
Bomba de Terra [Comum].
Bomba de Vento [Comum].
Brilho de Espírito [Semi-Comum].
Explosão [Comum].
Fome de Megalokk [Comum].
Um Momento de Tormenta (MM) [Semi-Rara].
Morte e Decadência (MM) [Semi-Rara]. Necromancia.
Onda de Choque (MM) [Comum].
Onda Explosiva (MM) [Semi-Rara].
Ondas de Vento [Rara].
Ataque Vibratório [Incomum].
Baforada (MA) [Semi-Raras].*
Bola de Vento [Incomum].
Bomba de Terra [Comum].
Bomba de Vento [Comum].
Brilho de Espírito [Semi-Comum].
Explosão [Comum].
Fome de Megalokk [Comum].
Um Momento de Tormenta (MM) [Semi-Rara].
Morte e Decadência (MM) [Semi-Rara]. Necromancia.
Onda de Choque (MM) [Comum].
Onda Explosiva (MM) [Semi-Rara].
Ondas de Vento [Rara].
Raio Espiritual [Semi-Rara].
Relâmpago Explosivo (MA) [Comum].
Roubo de Vida [Rara].
O Soco de Arsenal [Incomum].
Toque de Beluhga [Semi-Rara]. Gelo.
Vento Espiritual [Comum].
Relâmpago Explosivo (MA) [Comum].
Roubo de Vida [Rara].
O Soco de Arsenal [Incomum].
Toque de Beluhga [Semi-Rara]. Gelo.
Vento Espiritual [Comum].
Magias de Suporte
Alterar-se (MA) [Rara] Transfiguração.
Área de Cura Mágica (MA) [Semi-Rara] Cura.
Cura Mágica Superior [Rara] Cura.
Cura Para os Mortos Superior [Semi-Rara⁵]. Necromancia.
Dano ao Contrário (MA) [Semi-Rara] Cura.
Forma de Pedra (MM) [Semi-Rara]. Counter: Animar Objetos.
Fruto de Lena (MA) [Rara] Cura.
Fuga da Tormenta (MA, MM) [Academia Arcana]. Anti-Tormenta.
Ivulnerabilidades: Magia/F/PdF [Muito Raras].* Counter: Vulnerabilidade (Correspondente)
Leitura de Lábios [Rara].
Olhos de Azgher/Olhos de Azshara (MA/MM) [Semi-Rara].
Parar o Tempo (MA) [Incomum].
Permanência [Rara].
Poder Telepático [Rara].
Regeneração (MM) [Rara]. Cura.
A Resistência de Helena [Rara].
Sangria Mística (MA) [Rara].
Teleportação [Rara]. Teleportação.
Transporte [Rara] Transporte.
Transporte Etéreo (MM) [Rara] Transporte.
Velocidade (MM) [Rara].
Viagem Astral (MA) [Rara].
Vidência (MA) [Rara] Vidência.
Olhos de Azgher/Olhos de Azshara (MA/MM) [Semi-Rara].
Parar o Tempo (MA) [Incomum].
Permanência [Rara].
Poder Telepático [Rara].
Regeneração (MM) [Rara]. Cura.
A Resistência de Helena [Rara].
Sangria Mística (MA) [Rara].
Teleportação [Rara]. Teleportação.
Transporte [Rara] Transporte.
Transporte Etéreo (MM) [Rara] Transporte.
Velocidade (MM) [Rara].
Viagem Astral (MA) [Rara].
Vidência (MA) [Rara] Vidência.
Magias de Dominante
Alvo (MA) [Semi-Rara]. Counter: Paz de Marah.
Aspecto do Vampiro (MA) [Semi-Rara] Transfiguração.
Banimento (MA) [Semi-Rara] Taumaturgia.
Campo de Antimagia (MM) [Rara] Barreiras mágicas.
Chuva Congelante [Rara]. Gelo.
Círculo de Raios (MM) [Rara].
Controlar o Clima (MM) [Rara].
Controlar Elemento (MA, MM) [Semi Raras].*
Controlar a Gravidade (MA) [Incomum].
Envelhecer (MA) [Semi-Rara]. Counter: Rejuvenescer
Fios de Gelo [Semi-Rara]. Gelo.
Maldição das Trevas [Rara].
Magia Perdida [Semi-Rara].
Marionete [Rara].
Megalon Superior (MA, TA) [Rara].
Mundo dos Sonhos [Rara].
Raio Elétrico (MM) [Rara].
Roubo de Magia [Rara].
Sacrifício de Marah [Semi-Rara].
Sonho de Dor (MA) [Semi-Rara] Ilusionismo.
Sono [Rara].
Teia de Megalokk [Semi-Rara].
Transformação em Orc [Incomum] Transfiguração.
Transformações de 15pms [Incomuns] Transfiguração.*
Transformações de 10pms [Semi-Comuns] Transfiguração.*
Vulnerabilidades: Energias (MA) [Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Vulnerabilidades: Físicas (MA) [Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Círculo de Raios (MM) [Rara].
Controlar o Clima (MM) [Rara].
Controlar Elemento (MA, MM) [Semi Raras].*
Controlar a Gravidade (MA) [Incomum].
Envelhecer (MA) [Semi-Rara]. Counter: Rejuvenescer
Fios de Gelo [Semi-Rara]. Gelo.
Maldição das Trevas [Rara].
Magia Perdida [Semi-Rara].
Marionete [Rara].
Megalon Superior (MA, TA) [Rara].
Mundo dos Sonhos [Rara].
Raio Elétrico (MM) [Rara].
Roubo de Magia [Rara].
Sacrifício de Marah [Semi-Rara].
Sonho de Dor (MA) [Semi-Rara] Ilusionismo.
Sono [Rara].
Teia de Megalokk [Semi-Rara].
Transformação em Orc [Incomum] Transfiguração.
Transformações de 15pms [Incomuns] Transfiguração.*
Transformações de 10pms [Semi-Comuns] Transfiguração.*
Vulnerabilidades: Energias (MA) [Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Vulnerabilidades: Físicas (MA) [Raras].* Counter: Ivulnerabilidade (Correspondente)
Magias de Conjuração
Aumento de Dano Superior (MA) [Rara].
Barreira de Lâminas (MM) [Semi-Rara]. Barreiras Mágicas.
Barreira de Lâminas (MM) [Semi-Rara]. Barreiras Mágicas.
Criação de Mortos Vivos (MM) [Semi-Rara]. Necromancia.
Criação de Mortos-Vivos Suprema [Muito Rara]. Necromancia.
Criatura Mágica Suprema [Muito Rara]. Invocação.
Festim dos Deuses (MA) [Rara] Invocação.
Festim dos Deuses (MA) [Rara] Invocação.
Ilusão Total [Rara]. Ilusionismo.
Invocações dos Elementais Superiores [Raras]. Invocação.*
Invocar Animais (MA) [Semi-Rara] Invocação.
Invocar Animais (MA) [Semi-Rara] Invocação.
Proteção Contra Magia (MM) [Rara]. Barreiras Mágicas.
Toque do Unicórnio [Ultra Rara]. Invocação.
Tropas de Ragnar [Semi-Rara]. Invocação.
Magias Ofensivas
Bola de Fogo [Comum].
Bola de Fogo de Questor (MM) [Rara].
Bola de Fogo de Questor (MM) [Rara].
Bomba Aérea [Comum].
Desintegração Caótica (MA) [Incomum].
Explosão de Sszzaas (MA) [Semi-Rara].
Inferno de Gelo [Semi-Rara] Gelo.
Um Momento de Tormenta [Semi-Rara].
Vento Uivante (MA) [Semi-Rara] Gelo.
Desintegração Caótica (MA) [Incomum].
Explosão de Sszzaas (MA) [Semi-Rara].
Inferno de Gelo [Semi-Rara] Gelo.
Um Momento de Tormenta [Semi-Rara].
Vento Uivante (MA) [Semi-Rara] Gelo.
Magias de Suporte
Adaptação (MA) [Semi-Raras] Conveniência.*
Andar no Ar (MM) [Incomum].
Animar Objetos (MA) [Rara]. Counter: Forma de Pedra e Petrificação.
Armaduras Extras: Magia/Força/Poder de Fogo [Raras].*
Aspecto do Dragão (MA) [Raras] Transfiguração.* Counter: Aspecto do Dragão.
Bordão Mágico (MM) [Rara].
Canto Monástico de Dorime (MA) [Incomum] Bardo.
Corpo de Ferro (MM) [Rara].
Cura Mágica [Comum]. Cura.
Cura Para os Mortos [Semi-Comum]. Necromancia.
Descanso Tranquilo (MA) [Semi-Rara] Necromancia.
Desvio de Disparos [Incomum].
Determinação (MA) [Incomum].
Disfarce Arcano (MM) [Semi-Comum].
Distorção de Movimento [Semi-Rara]. Transporte.
Fogo Amigo (MA) [Rara] Conveniência.
Identificação (MM) [Semi-Comum]. Vidência.
Invisibilidade Superior [Rara]. Anti-visão.
Ivulnerabilidades: Físicos [Semi-Raras].* Counter: Vulnerabilidade (Correspondente)
Ivulnerabilidades: Energias [Raras].* Counter: Vulnerabilidade (Correspondente)
Libertação (MA) [Semi-Rara].
Ligação Telepática (MA, TA) [Incomum]. Comunicação.
Marcha da Batalha [Comum]. Bardo.
Marcha da Coragem [Comum]. Bardo.
Megalon [Semi-Rara].
Momento Glorioso (MA) [Semi-Comum].
Movimentação Livre (MM) [Incomum]. Transporte.
Ocultar (MA) [Incomum].
Porta Dimensional [Semi-Rara] Teleportação.
Procrastinar Ferimentos (MA) [Semi-Rara].
Proteção Contra a Tormenta Superior [Academia Arcana] Anti-Tormenta.
Reconhecer Magia (MA) [Semi-Comum] Conveniência.
Redimensionar (MA) [Semi-Comum] Transfiguração.
Sanidade [Incomum].
Sete Vidas (MM) [Semi-Rara].
Tolerância ao Horror (MA, TA, MM) [Academia Arcana] Anti-Tormenta.
Totem (MM) [Rara].
Tranca Arcana (MA) [Semi-Comum] Conveniência.
Visão de Khalmyr (MM) [Semi-Rara]. Vidência.
Visão do Passado Remoto [Rara] Vidência.
Aspecto do Dragão (MA) [Raras] Transfiguração.* Counter: Aspecto do Dragão.
Bordão Mágico (MM) [Rara].
Canto Monástico de Dorime (MA) [Incomum] Bardo.
Corpo de Ferro (MM) [Rara].
Cura Mágica [Comum]. Cura.
Cura Para os Mortos [Semi-Comum]. Necromancia.
Descanso Tranquilo (MA) [Semi-Rara] Necromancia.
Desvio de Disparos [Incomum].
Determinação (MA) [Incomum].
Disfarce Arcano (MM) [Semi-Comum].
Distorção de Movimento [Semi-Rara]. Transporte.
Fogo Amigo (MA) [Rara] Conveniência.
Identificação (MM) [Semi-Comum]. Vidência.
Invisibilidade Superior [Rara]. Anti-visão.
Ivulnerabilidades: Físicos [Semi-Raras].* Counter: Vulnerabilidade (Correspondente)
Ivulnerabilidades: Energias [Raras].* Counter: Vulnerabilidade (Correspondente)
Libertação (MA) [Semi-Rara].
Ligação Telepática (MA, TA) [Incomum]. Comunicação.
Marcha da Batalha [Comum]. Bardo.
Marcha da Coragem [Comum]. Bardo.
Megalon [Semi-Rara].
Momento Glorioso (MA) [Semi-Comum].
Movimentação Livre (MM) [Incomum]. Transporte.
Ocultar (MA) [Incomum].
Porta Dimensional [Semi-Rara] Teleportação.
Procrastinar Ferimentos (MA) [Semi-Rara].
Proteção Contra a Tormenta Superior [Academia Arcana] Anti-Tormenta.
Reconhecer Magia (MA) [Semi-Comum] Conveniência.
Redimensionar (MA) [Semi-Comum] Transfiguração.
Sanidade [Incomum].
Sete Vidas (MM) [Semi-Rara].
Tolerância ao Horror (MA, TA, MM) [Academia Arcana] Anti-Tormenta.
Totem (MM) [Rara].
Tranca Arcana (MA) [Semi-Comum] Conveniência.
Visão de Khalmyr (MM) [Semi-Rara]. Vidência.
Visão do Passado Remoto [Rara] Vidência.
Magias de Dominante
Ação Aleatória (MM) [Semi-Rara]. Controle.
Arma Escorregadia de Neo (MA) [Semi-Comum] Gelo.
Clarão do Esquecimento (MA) [Semi-Rara].
Comando de Khalmyr [Semi-Rara]. Controle.
Contra-Ataque Mental [Rara].
Controle de Mortos-Vivos [Semi-Comum].
Criar Pântano [Rara].
Despertar da Fera (MM) [Incomum].
Desmaio [Semi-Rara].
Disparo Desdobrado de Esplenda (MA) [Semi-Comum].
Drenar Magia (MA) [Incomum].
Fascinação [Semi-Rara].
Fascinação: Versão de Alcance Pessoal [Rara]. Controle.
Frenesi Profano (MM) [Semi-Rara].
A Gagueira de Raviollius [Semi-Comum].
Ilusão [Incomum]. Ilusionismo.
Ilusão Avançada [Semi-Rara]. Ilusionismo.
Influência (MM) [Semi-Rara]. Controle.
Lágrimas de Hyninn [Incomum].
Lágrimas de Marah (MA) [Rara]. Counter: Paz de Marah.
Lentidão (MA, MM) [Incomum].
A Loucura de Atavus [Semi-Comum].
Mikron [Semi-Rara].
Modificar Memória (MA) [Semi-Comum] Controle.
Nevasca [Incomum].
Pânico [Semi-Rara]. Intimidação.
Paralisia [Semi-Rara].
Pó de Diamante (MA) [Incomum] Gelo.
Redução de Dano (MA) [Incomum].
Remover da Realidade (MA) [Incomum].
Santuário (MM) [Semi-Raro] Taumaturgia.
Sede de Sangue (MM) [Incomum].
Silêncio [Semi-Rara].
Surdez (MM) [Incomum].
Terreno Escorregadio de Neo [Semi-Rara] Gelo.
Toque da Ferrugem (MM) [Semi-Rara].
Transformações de 5pms [Comuns] Transfiguração.*
Despertar da Fera (MM) [Incomum].
Desmaio [Semi-Rara].
Disparo Desdobrado de Esplenda (MA) [Semi-Comum].
Drenar Magia (MA) [Incomum].
Fascinação [Semi-Rara].
Fascinação: Versão de Alcance Pessoal [Rara]. Controle.
Frenesi Profano (MM) [Semi-Rara].
A Gagueira de Raviollius [Semi-Comum].
Ilusão [Incomum]. Ilusionismo.
Ilusão Avançada [Semi-Rara]. Ilusionismo.
Influência (MM) [Semi-Rara]. Controle.
Lágrimas de Hyninn [Incomum].
Lágrimas de Marah (MA) [Rara]. Counter: Paz de Marah.
Lentidão (MA, MM) [Incomum].
A Loucura de Atavus [Semi-Comum].
Mikron [Semi-Rara].
Modificar Memória (MA) [Semi-Comum] Controle.
Nevasca [Incomum].
Pânico [Semi-Rara]. Intimidação.
Paralisia [Semi-Rara].
Pó de Diamante (MA) [Incomum] Gelo.
Redução de Dano (MA) [Incomum].
Remover da Realidade (MA) [Incomum].
Santuário (MM) [Semi-Raro] Taumaturgia.
Sede de Sangue (MM) [Incomum].
Silêncio [Semi-Rara].
Surdez (MM) [Incomum].
Terreno Escorregadio de Neo [Semi-Rara] Gelo.
Toque da Ferrugem (MM) [Semi-Rara].
Transformações de 5pms [Comuns] Transfiguração.*
Zona da Verdade (MM) [Semi-Comum].
Magias de Conjuração
Ardil (MA) [Semi-Rara] Barreiras mágicas.
Arma Profana (MM) [Semi-Comum] Taumaturgia. Counter: Arma Sagrada.
Arma Sagrada (MM) [Semi-Comum] Taumaturgia. Counter: Arma Profana.
Armadura de Gelo (MM) [Rara] Gelo.
Aura Divina (MA) [Incomum] Taumaturgia.
Aura Elemental (MA) [Incomum].
Aura Profana (MM) [Comum]. Taumaturgia. Counter: Aura Sagrada.
Aura Sagrada (MM) [Semi-Rara]. Taumaturgia. Counter: Aura Profana.
Clone (MA) [Semi-Rara] Invocação.
Conjurar Animais (MM) [Incomum]. Invocação.
Conjurar Insetos (MM) [Semi-Rara]. Invocação.
Contingência (MA) [Incomum].
Criação de Mortos-Vivos Superior [Rara]. Necromancia.
Criar Água (MM) [Semi-Rara].
Criatura Mágica Superior [Semi-Rara]. Invocação.
Destruir Criatura (MM) [Semi-Comuns].*
Encantar (MA) [Comum].*
Escudo da Fé (MM) [Semi-Comum]. Taumaturgia.
Escudo de Mana (MM) [Semi-Comum].
Feras de Tenebra [Incomum]. Invocação.
Invocação de Aliado Extra-Planar (MM) [Semi-Rara]. Invocação.
Invocações dos Elementais [Semi-Raras]. Invocação.*
Monstros do Pântano [Semi-Rara]. Invocação.
Montaria (MA) [Semi-Comum] Invocação.
Montaria Profana (MA) [Incomum] Necromancia.
Pacto Mágico (MM) [Incomum].
Pacto Com A Serpente [Rara]. Invocação.
Polvo Humanóide (MA) [Incomum] Transfiguração.
Proteção Mágica Superior [Incomum]. Barreiras Mágicas.
TIER D
Magias Ofensivas
Ataque Mágico [Básica].
Ataque da Ordem (MM) [Comum].
Bomba de Luz [Semi-comum].
Chicote de Fogo (MM) [Comum].
Chicote de Trevas (MM) [Comum].
O Crânio Voador de Vladislav [Comum] Necromancia.
Dardos da Agonia [Comum].
Enxame de Trovões [Semi-Comum].
A Erupção de Aleph [Comum].
Escudo Elemental (MM) [Comum].
Ferrões Venenosos [Comum].
Flecha Ácida (MM) [Semi-Comum].
Fogo Negro (MA) [Incomum].
Fogo Negro (MA) [Incomum].
A Lança Infalível de Talude [Comum].
Raio Astral (MA) [Comum].
Raio Astral (MA) [Comum].
Rajada de Força (MM) [Academia Arcana] Anti-Tormenta.
A Rocha Cadente de Vectorius [Incomum].
Sacrifício do Herói [Comum] Taumaturgia.
Socos Explosivos [Comum].
Trovão (MM) [Comum].
Trovão em Cadeia (MM) [Semi-Comum].
Vingança de Glórienn [Incomum]. Taumaturgia.
Magias de Suporte
Abençoar Arma (MM) [Comum] Taumaturgia. Counter: Profanar Arma.
Acordar [Comum]. Conveniência.
Aderência (MM) [Semi-Comum].
Agilidade (MM) [Semi-Rara].
Alarme (MM) [Semi-Comum]. Conveniência.
Ao Alcance da Mão [Semi-Rara].
Andar na Água (MM) [Comum].
Anfíbio [Semi-Comum].
Armadura Espectral (MM) [Comum].
Armadura Espiritual [Comum].
Armaduras Extras: Corte/Perfuração/Esmagamento/Fogo/Frio/Elétrico/Químico [Incomuns].*
Aura Brilhante (MM) [Incomum].
Banf! (MM) [Semi-Comum]. Teleportação.
Camaleão (MM) [Semi-Comum].
Círculo Místico (MA) [Comum] Barreiras mágicas.
Comunhão com a Natureza (MA) [Incomum] Druidismo.
Círculo Místico (MA) [Comum] Barreiras mágicas.
Comunhão com a Natureza (MA) [Incomum] Druidismo.
Consertar [Comum]. Conveniência.
Criar Vento⁴ [Comum].
Cura Acelerada (MA) [Incomum] Cura.
Cura Acelerada (MA) [Incomum] Cura.
Cura Para o Mal [Semi-Rara]. Taumaturgia.
Destrancar [Incomum]. Conveniência.
Detecção de Armadilhas (MM) [Incomum] Vidência.
Detecção de Magia [Básica].
Detecção do Mal [Comum]. Taumaturgia.
Detectar Pensamentos (MA) [Incomum].
Detectar Pensamentos (MA) [Incomum].
A Escapatória de Valkaria [Semi-Comum]. Teleportação.
Exímio Esportista (MA) [Incomum].
Exímio Esportista (MA) [Incomum].
Fada Servil [Comum]. Invocação.
Farejar Tesouro [Incomum]. Vidência.
Falar com Animais (MM) [Semi-Comum] Druidismo.
Falar com Plantas (MM) [Incomum] Druidismo.
Fazer Falar (MA) [Semi-Comum] Necromancia.
Fazer Falar (MA) [Semi-Comum] Necromancia.
Força Mágica [Básica].
Fuga da Tormenta (TA) [Academia Arcana]. Anti-Tormenta.
A Furtividade de Hyninn [Incomum].
Garbo e Elegância (MA) [Incomum] Bardo.
Hipnose (MA) [Comum] Controle.
Ideia (MA) [Comum].
Garbo e Elegância (MA) [Incomum] Bardo.
Hipnose (MA) [Comum] Controle.
Ideia (MA) [Comum].
Invisibilidade [Rara] Anti-visão.
Jogo Justo (MA) [Comum].
Jogo Justo (MA) [Comum].
Luz [Comum]. Conveniência.
A Mágica Silenciosa de Talude [Semi-Rara].
Passos Sem Pegadas (MM) [Comum]. Conveniência.
Percepção Temporal (MM) [Rara]. Vidência.
Presença Distante [Comum]. Comunicação.
Proteger Outro (MA) [Semi-Comum].
Proteger Outro (MA) [Semi-Comum].
Portal Para o Saber (MA, TA) [Academia Arcana]. Teleportação.
Profanar Arma (MM) [Comum]. Taumaturgia. Counter: Abençoar Arma.
Proteção das Armas (MA, TA, MM) [Academia Arcana]. Anti-Tormenta.
Proteção Contra a Tormenta [Academia Arcana]. Anti-Tormenta.
Purificar Alimentos (MA) [Comum] Conveniência.
Purificar Alimentos (MA) [Comum] Conveniência.
Recuperação [Comum] Cura.
Recuperação Natural [Comum] Cura.
Retirada Estratégica (MA) [Semi-Comum].
Salto para a Salvação (MA) [Incomum].
Retirada Estratégica (MA) [Semi-Comum].
Salto para a Salvação (MA) [Incomum].
Sentidos Especiais [Semi-Rara]. Vidência.
Trancar [Comum]. Conveniência.
Transformação em Outro [Comum] Transfiguração.
Túnel [Semi-Comum].
Verter Água de Pedra [Comum] Conveniência.
Vigília (MA) [Comum] Conveniência.*
Vigília (MA) [Comum] Conveniência.*
Virtude (MM) [Comum]. Taumaturgia.
Visão do Passado Recente [Semi-Rara]. Vidência.
Magias de Dominante
Acalmar Animais (MM) [Comum] Druidismo.
Afetar Fogueiras (MM) [Comum].
O Amor Incontestável de Raviollius [Semi-Comum]. Controle.
Âncora Planar (MA) [Semi-Comum].
Apagar Sentido (MA) [Incomuns] Necromancia.*
Atacar a Sorte (MA) [Semi-Comum].
Aura Beligerante (MA) [Incomum]. Counter: Retração
Aura de Morte (MA) [Semi-Comum] Necromancia.
Bloqueio Espiritual (MA) [Incomum].
Bloqueio Vital (MA) [Semi-Comum] Necromancia.⁶
Âncora Planar (MA) [Semi-Comum].
Apagar Sentido (MA) [Incomuns] Necromancia.*
Atacar a Sorte (MA) [Semi-Comum].
Aura Beligerante (MA) [Incomum]. Counter: Retração
Aura de Morte (MA) [Semi-Comum] Necromancia.
Bloqueio Espiritual (MA) [Incomum].
Bloqueio Vital (MA) [Semi-Comum] Necromancia.⁶
Bola de Lama [Comum].
Cancelamento de Magia [Básica].
Cancelamento Superior [Semi-Rara].
O Canto da Sereia [Comum]. Controle.
Cegueira [Incomum]. Anti-visão.
Desespero (MM) [Comum]. Intimidação.
Despistar (MA) [Incomum] Ilusionismo.
Despistar (MA) [Incomum] Ilusionismo.
Enfraquecer Magia [Comum].
Esconjuro de Mortos-Vivos [Comum].
Escuridão [Semi-Rara]. Anti-visão.
Expulsar Lefeu (MA, TA) [Academia Arc]. Anti-Tormenta.
Fúria Guerreira [Comum].
Imagem Turva [Comum]. Ilusionismo.
Impulso [Semi-Comum]. Controle.
Névoa (MM) [Incomum]. Anti-visão.
Nevoeiro de Hyninn [Semi-Comum]. Anti-visão.
Nevoeiro de Sszzaas [Incomum]. Anti-visão.
Paz de Marah [Incomum]. Counter: Alvo e Lágrimas de Marah
Reflexos [Incomum]. Ilusionismo.
Retração (MA) [Incomum]. Counter: Aura Beligerante
O Sorriso de Marah (MA) [Semi-Comum].
Retração (MA) [Incomum]. Counter: Aura Beligerante
O Sorriso de Marah (MA) [Semi-Comum].
Transformação em Pudim de Ameixa [Comum]. Transfiguração.
Magias de Conjuração
Arma de Allihanna [Semi-Comum]. Druidismo.
Armadura de Allihanna [Incomum]. Druidismo.
Aumento de Dano [Comum].
Aura (MM) [Comum].
Aura Vampírica (MM) [Rara].
Avatar Místico (MA) [Incomum] Invocação.
Avatar Místico (MA) [Incomum] Invocação.
Barreira Mística [Semi-Rara]. Barreiras mágicas.
Bom Garoto de Nevuus (MA) [Semi-Comum] Invocação.
Bom Garoto de Nevuus (MA) [Semi-Comum] Invocação.
Cajado em Cobra [Incomum].
Ciclone (MA) [Comum] Barreiras mágicas.
Ciclone (MA) [Comum] Barreiras mágicas.
Criação de Mortos-Vivos [Semi-Comum]. Necromancia.
Criar Alimentos/Criação de Frutas e Vegetais (MA/MM) [Comum] Conveniência.
Criatura Mágica [Comum]. Invocação.
Encontro Aleatório [Comum]. Invocação.
Fogo das Fadas (MM) [Comum].
Garras de Atavus [Comum].
Magia Bruta (MA) [Comum].
Magia Bruta (MA) [Comum].
Mãos de Fogo (MM) [Semi-Comum].
Materialização (MA) [Semi-Comum].
Memória Perdida (MA) [Incomum].
Mensageiro (MA) [Comum] Druidismo.
Movimento Especial (MA) [Semi-Comuns].*
Materialização (MA) [Semi-Comum].
Memória Perdida (MA) [Incomum].
Mensageiro (MA) [Comum] Druidismo.
Movimento Especial (MA) [Semi-Comuns].*
Olho Arcano/Olho de Kilrogg (MA/MM) [Comum]. Invocação.
Olho de Wynna (MA) [Incomum].
Olho de Wynna (MA) [Incomum].
Praga de Kobolds [Comum]. Invocação.
Proteção Mágica [Básica]. Barreiras Mágicas.
Proteções Contra Elementos [Comum]. Barreiras Mágicas.*
Resistência Mística (MA) [Incomum] Barreiras mágicas.
Proteções Contra Elementos [Comum]. Barreiras Mágicas.*
Resistência Mística (MA) [Incomum] Barreiras mágicas.
TIER E
Magias Ofensivas
A Aporrinhação de Nimb [Semi-Comum]. Invocação.
Bolas Explosivas [Comum].
Flecha de Vento [Comum].
A Seta Infalível de talude [Comum].
Magias de Suporte
Abençoar Água (MM) [Comum]. Taumaturgia. Counter: Amaldiçoar Água.
Bênção (MM) [Comum]. Taumaturgia.
Chuva Quente [Comum]. Conveniência.
Cura Mágica Mínima (MM) [Comum]. Cura.
Pequenos Desejos [Básica].
Magias de Dominante
Amaldiçoar Água (MM) [Comum]. Taumaturgia. Counter: Abençoar Água.
O Apavorante Gás de Luigi [Comum].
O Apavorante Gás de Luigi [Comum].
Magias de Conjuração
A Flor Perene de Milady "A" [Comum].
¹Talude conhece essa magia mas ele é incapaz de ensiná-la. Apenas a Deusa da Magia pode conceder essa magia a alguém.
²Aqui estou considerando que a magia tem a velocidade correta de sua descrição do manual (ou seja, estou abrindo exceção na regra da casa que diz que Vôo tem velocidade igual ao de movimento comum).
³Esta magia é repetida no Manual da Magia mas de forma que é como se fosse um complemento.
⁴Regra da casa: Esta magia é sustentável de forma normal (não paga PMs por turno) mas o conjurador não pode realizar ações enquanto a sustenta (precisa continuar apontando as mãos - ou o cajado/varinha mágica para o alvo e se concentrando em lançar o vento). Isso faz com que ela seja útil para um membro fraco de algum grupo, ajudando-o a se manter vivo enquanto os outros derrotam os inimigos. Sem este "buff" ela provavelmente seria uma magia de Tier E, pior do que Proteção Mágica. Buffs e nerfs em geral provavelmente não serão postados aqui e sim em algum tópico separado, mas este era muito básico para eu ignorar enquanto construía a lista.
⁵Sim, Cura Para os Mortos Superior é um pouco menos rara que Cura Mágica Superior comum, embora no geral as magias de necromancia sejam mais raras que as magias brancas. Isso acontece pois magias necromantes são mais raras apenas por serem ilegais, e no caso da Cura Mágica Superior ela se trata de uma magina divina muito avançada que demanda muito esforço e devoção do clérigo que deseja aprendê-la, enquanto que reconstituir cadáveres com um pouco mais de eficiência não é tão difícil assim para um necromante experiente.
⁶Para diferenciar da Aura de Morte (que por algum motivo é basicamente idêntica), essa magia será de alcance longo e afeta uma área de dez metros de raio.
*Qualquer magia marcada com um asterisco se trata, na verdade, de uma compilação de magias com a mesma função e pouquíssimas diferenças entre si.
⁵Sim, Cura Para os Mortos Superior é um pouco menos rara que Cura Mágica Superior comum, embora no geral as magias de necromancia sejam mais raras que as magias brancas. Isso acontece pois magias necromantes são mais raras apenas por serem ilegais, e no caso da Cura Mágica Superior ela se trata de uma magina divina muito avançada que demanda muito esforço e devoção do clérigo que deseja aprendê-la, enquanto que reconstituir cadáveres com um pouco mais de eficiência não é tão difícil assim para um necromante experiente.
⁶Para diferenciar da Aura de Morte (que por algum motivo é basicamente idêntica), essa magia será de alcance longo e afeta uma área de dez metros de raio.
*Qualquer magia marcada com um asterisco se trata, na verdade, de uma compilação de magias com a mesma função e pouquíssimas diferenças entre si.
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