Equipamentos

https://www.astroxaman.com/wp-content/uploads/2017/12/cavaleiro-andante.jpg

Neste post vou explicar o esquema de equipamentos. É uma regra opcional do Manual do Defensor adaptada por questões de balanceamento (testado em campanha anterior e levemente modificado pra esta aqui):

1) Equipamentos são construídos como personagens Parceiros, ou seja, eles têm uma ficha própria e quem equipá-los partilhará de todas as suas vantagens e desvantagens, além de prevalecer sempre os atributos mais altos.

2) Você pode equipar um número de Equipamentos igual à sua Força ou sua Resistência (o que for menor), sendo que você sempre poderá usar pelo menos 1 equipamento (desde que atenda a todos os requisitos para ele). Obviamente, a física do universo deve ser seguida e você não pode, por exemplo, equipar 5 machados, mesmo que tenha F5 e R5 (a menos que você tenha 5 braços...).

3) Equipamentos com R maior do que a sua não aumentam seu HP/MP, mas equipamentos com Vida Extra / Energia Extra sim.

4) Equipamentos não possuem HP/MP próprios.

5) Equipamentos possuem um atributo exclusivo chamado Durabilidade (Du). Ela equivale a R(do Equip)x3. A Du define uma porção de coisas no equipamento:

 - Cada vez que o Equipamento é utilizado (se for uma espada, a cada ataque; uma armadura, a cada defesa; etc), ele perde um ponto de uso/durabilidade/munição (Du). Um item que chegue a 0 Du dessa forma não consegue ser mais utilizado, perdendo totalmente sua eficiência (espadas perdem o fio, armas acabam a munição, armaduras ficam frágeis e precisando de reparos, etc).

  - Caso um inimigo declare um ataque direto contra seu equipamento, o dano do ataque é subtraído da Du. Em qualquer outra situação, o dano é contra o seu HP normalmente. Um item que chegue a 0 Du dessa forma precisa passar num teste de R para não ser destruído e perdido para sempre.

   - Para recuperar pontos de Du, um item deve passar por uma Manutenção. Um item pode passar por Manutenção um número de vezes igual à sua Du total, sem custos. Feita a última manutenção, o item precisará ser Restaurado.

6) Equipamentos precisam de manutenção. Para realizar uma manutenção em qualquer item, um personagem precisa de pelo menos 1 hora focado nessa tarefa, além de ter sucesso em um teste de I e um de H da perícia apropriada (geralmente Máquinas - Forja/Marcenaria). A dificuldade da manutenção é especificada em cada equipamento. Sucesso no teste de I concede +1 no teste de H, e falha concede -1. Sucesso no teste de H resulta no equipamento recuperar todos os seus Du perdidos (e o teste só pode ser feito uma vez por dia em cada equipamento, caso contrário o equip é danificado), falha resulta numa grande perda de tempo e em um redutor temporário de R-1 no item (cumulativo com falhas posteriores), além de impor um redutor de H-1 caso o teste venha a ser feito de novo no dia seguinte pela mesma pessoa. Pontos de R perdidos dessa forma não afetam a Du e são recuperados após o próximo sucesso de manutenção. Equipamentos que chegarem a R0 dessa forma, se quebram e são perdidos para sempre.
   Para realizar Manutenções, em geral, não há custo. No entanto, itens muito utilizados acabam se desgastando, portanto apenas é possível fazer em cada equipamento um número de manutenções igual à sua Du máxima. Após isso, o item precisa ser Restaurado.

7) Uma Restauração custa 100 TO ou 1 PE (materiais encontrados) e exige, além dos testes normais de manutençao,um teste de R do equipamento. Sucesso restaura o item por completo, deixando-o novinho em folha. Falha em qualquer parte do processo de Restauração (teste de I, de H, de R do equip), provoca um redutor de 1d6 em todas as características do equipamento, deformando-o para sempre. Equipamentos que cheguem a R0 dessa forma se quebram e se perdem.






Desvantagens para equipamentos:

Sem Firmeza (-1 Ponto do Equipamento)
 Igual à desvantagem Fetiche, porém, referente ao uso do equipamento e não magias. Ao contrário do fetiche, um equipamento sem firmeza não pode ser improvisado, mas recuperá-lo custa uma ação.

Forja Anã (-1 Ponto do Equipamento)
  Um equipamento fojado com técnicas especiais dos anões. Para não-anões sem a perícia correta, é impossível fazer a manutenção ou consertar (anões sem a perícia ainda podem fazer testes normalmente). Para não-anões que possuam perícia apropriada, o teste é duas dificuldades acima do indicado. Apenas anões com a perícia correta fazem o teste normalmente.


Comentários

  1. Ferreiros profissionais podem realizar para você a Manutenção de (quase*) qualquer item. Eles nunca falham, mas cobram uma taxa alta: O preço mínimo do equipamento (considerando a área em que o ferreiro se localiza) dividido por 3 (arredonde para baixo) e multiplicado pelo número de manutenções atuais pelo qual o equipamento já passou.
    Por exemplo, uma arma que custa 330~1000T$ poderá ser arrumada pelo valor de 110T$ se for sua primeira manutenção. A segunda manutenção custará 220, a terceira 330, a quarta 440 e assim por diante.
    Isso significa que ferreiros conseguem reconhecer facilmente quando um equipamento já está mais gasto e será mais difícil ou arriscado de manusear sem danificar.

    *Ferreiros geralmente se recusam a fazer a manutenção de itens que apresentam nível de dificuldade muito alta, pois não gostam de se responsabilizar por falhas (acaba com a reputação). Qual dificuldade ele considera alta depende da própria habilidade do ferreiro.

    Quanto à Restauração: Em geral não vale a pena pedir a um ferreiro para fazer a Restauração de um item. Ele vai te cobrar exatamente o mesmo valor que você gastaria ao comprar novamente o equipamento (ou talvez até mais caro!).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Panteão de Arton

Classificação das Magias

Wyrt